top of page
  • Tico Tico

TIME OUT


A maioria dos exemplares deste bicho feio vem do Minho. Tem dentes e é esquisito, admite Augusto Porto, presidente da Associação dos Pescadores do Rio Minho e do Mar, mas é simples de manear. "É uma espécie única, do tempo dos dinossauros, e é uma sanguessuga, alimenta-se através da sucção dos outros animais e utiliza o percurso dos outros animais para se transportar a ela própria", explica Augusto. 

E o que é essencial para um bom arroz de lampreia? Augusto responde: "Uma boa lampreia também tem a ver com o saber amanhar. Tem várias tripas com fel e não saber abrir a lampreia e retirar essas tripas vai fazer com que o arroz não tenha a mesma qualidade – e pode tornar-se amargo. Mas é uma carne que dá para confeccionar de muitas formas. Até em escabeche e enlatada já existe."

Nesta lista encontra onze restaurantes que não tiveram medo do bicho feio e que já o estão a servir, no esperado arroz ou à bordalesa.


Tico-Tico

57,50€

O dono do clássico de Alvalade é natural de Paredes de Coura e encomenda a lampreia em Lanhelas. Por esta altura já as tem aos montes. Uma dose, para dois, tem entre oito a dez pedaços. Mas também há meias doses (30€). Se pedir com antecedência também a fazem à bordalesa.

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page